5.7.10

LUTO: Luis Carlos França, o dragão mira o infinito...

Luiz Carlos França: o poeta nos deixa, mas sua poesia eterniza-se

A esta hora sua luz já se tornou uma estrela a brilhar sobre todos nós. Mas no último dia 10 de junho, ele estava lançando seu quarto livro de poesias. Em meio a um coquetel e muita música, o livro “Boca de Ferro” amplificava aquilo que ele mais amava fazer, escrever.

O poeta Luiz Carlos França morreu no final desta tarde de quarta-feira, 30 de junho. Pode-se dizer que ele se foi entre amigos que, por “coincidência”, passavam naquele exato momento pela esquina da Carlos Gomes com a Av. Presidente Vargas.

O poeta veio ao chão e lá ficou, como que embarcando numa viagem de sonho. Em volta, o cenário que diz muito sobre ele, parecia ter advinhado tudo antes de nós. O Bar do Parque, o Teatro Waldemar Henrique, o ex-Núcleo de Artes da UFPA, onde ele lançou o primeiro livro, “Sangrado Coração de Poeta” (2001).

E mais. Em plena Praça da República, espaço por onde tantas vezes caminhou, e ao lado do Banco da Amazônia, cujo edital patrocinou sua última obra. Como me disse há pouco o jornalista, ator e amigo próximo, José Carlos Gondim, nada é coincidência.

Ele estava acompanhado de uma sobrinha, a caminho de um médico, pois acabara de sentir-se mal. Dentro do táxi teve falta de ar e ao sair do carro teve um ataque fulminante. Não resistiu. O corpo será velado por toda esta noite e madrugada no Teatro Waldemar Henrique.

Luiz Carlos França lançou ainda outros dois livros, Olhar do Dragão (2002) e Poemas de Miriti (2006). Fez parte de uma geração que movimentou Belém na distante década de 80, foi um artista que sempre esteve presente na vida cultural da cidade.

Compositor, fez parceria em grandes sucessos de Eloi Iglesias, foi diretor, ator, mas nunca deixou sua maior paixão, a poesia. (lei mais aqui)

(Texto retirado de "Holofote Virtual" - http://holofotevirtual.blogspot.com)

2 comentários:

Karles -Bauman- disse...

oi!! harley!!! lembra de mim??? eu sou karlos .... da espanha... eu perdí a conta do hotmail, então estou procurando fazer contato com vocé!!!!! amigo... agora estamos em Alter do chão. Se vocé kizer fazer email no outro minho é: karlesants@gmail.com

até !!! abraços!!

Benny Franklin disse...

Ambos - poeta do infinito e poeta do aqui - são bárbaros, poesias de nós!
Saudades...
Valeu, Harley!